Sintaxe:
int socket(int domain, int type, int protocol);
A função socket cria um ponto de comunicação e retorna um descritor para um arquivo ou –1 se houve algum erro (como as funções creat e open). Deve-se passar o domínio da comunicação (tipo da comunicação). Normalmente, para comunicações TCP/IP utiliza-se AF_INET neste campo. O tipo da comunicação (TCP ou UDP), para comunicação TCP utiliza-se SOCK_STREAM e para UDP SOCK_DGRAM. O campo protocolo identifica um protocolo em particular que se deseja utilizar, normalmente é passado 0 (zero) neste campo. Os tipos e domínios de comunicação estão descritos em sys/types.h e sys/socket.h.
Veja o exemplo:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <errno.h> #include <sys/types.h> #include <sys/socket.h> int main(void) { int iSock; iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0); if( iSock == -1) { perror("socket:"); exit(1); } return 0; }
— Marcos Laureano 2008/04/25 06:18