Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
const [d/mY H:i]
laureano
const [d/mY H:i]
laureano
Linha 21: Linha 21:
    * Números octais - Se um número iniciar por zero o compilador irá considerar este número como **OCTAL**, mudando o valor final. Exemplo: Se no programa for colocar ''​010'',​ o compilador entenderá que foi colocado o valor 8 no programa, pois ''​010''​ é a representação octal do número 8.     * Números octais - Se um número iniciar por zero o compilador irá considerar este número como **OCTAL**, mudando o valor final. Exemplo: Se no programa for colocar ''​010'',​ o compilador entenderá que foi colocado o valor 8 no programa, pois ''​010''​ é a representação octal do número 8. 
 Outro exemplo: Se colocado ''​0019''​ será gerado um erro de compilação,​ pois o compilador não aceita os dígitos 8 e 9 em um número octal. Outro exemplo: Se colocado ''​0019''​ será gerado um erro de compilação,​ pois o compilador não aceita os dígitos 8 e 9 em um número octal.
-   * Números hexadecimais - Uma outra maneira de indicar um número para o compilador é o formato em **HEXADECIMAL**. Este formato é muito útil quando se trabalha com bits e operações para ligar ou desligar determinados bits de uma variável. Uma constante será considerada em hexadecimal se a mesma começar por 0x. Neste caso são aceitos os dígitos 0 a 9 e as letras ‘a’ a ‘f’, maiúsculas ou minúsculas.+   * Números hexadecimais - Uma outra maneira de indicar um número para o compilador é o formato em **HEXADECIMAL**. Este formato é muito útil quando se trabalha com bits e operações para ligar ou desligar determinados bits de uma variável. Uma constante será considerada em hexadecimal se a mesma começar por ''​0x''​. Neste caso são aceitos os dígitos 0 a 9 e as letras ​''​‘a’'' ​''​‘f’''​, maiúsculas ou minúsculas
 + 
 +===== Outras Constantes ===== 
 +Além das constantes numéricas pode-se colocar constantes do tipo caractere. O compilador identifica estas constantes através dos apóstrofos. O compilador permite que se coloque um único caractere entre apóstrofo. 
 + 
 +Existe uma maneira alternativa de se indicar o caractere quando o mesmo é um caractere de controle. Para isto basta colocar entre apóstrofo a barra invertida e o código ASCII do caractere desejado. Por exemplo, para se colocar um **<​Ctrl>​A** em uma variável pode-se colocar ''​‘\1’'',​ para se colocar um **<​ENTER>​** utiliza-se a constante ''​‘\13’''​. 
 + 
 +Como alguns caracteres de controle são muito usados existe uma maneira especial de se indicar estes caracteres. Abaixo estão alguns formatos interpretados pelo compilador:​ 
 + 
 +^ Código ^ Significado ^ 
 +|  \b  | Retrocesso (back) | 
 +|  \f  | Alimentação de formulário (form feed) | 
 +|  \n  | Nova linha (new line) | 
 +|  \t  | Tabulação horizontal (tab) | 
 +|  \" ​ | Aspas | 
 +|  \' ​ | Apóstrofo | 
 +|  \0  | Nulo (0 em decimal) | 
 +|  \\  | Barra invertida | 
 +|  \v  | Tabulação vertical | 
 +|  \a  | Sinal sonoro (beep) | 
 +|  \N  | Constante octal (N é o valor da constante) | 
 +|  \xN  | Constante hexadecimal (N é o valor da constante) | 
 + 
 +De uma maneira geral toda vez que o compilador encontrar a barra invertida ele não processará o próximo caractere, a não ser que seja um dos indicados acima. 
 + 
 +O compilador também permite a criação de //strings// de caracteres. Para se colocar constantes deste tipo deve-se colocar a string entre aspas. Podem-se colocar caracteres especiais utilizando o formato visto acima dentro da string que o compilador irá gerar o código adequado.
  
  --- //​[[marcos@laureano.eti.br|Marcos Laureano]] 2008/04/25 09:57//  --- //​[[marcos@laureano.eti.br|Marcos Laureano]] 2008/04/25 09:57//
const.txt · Última modificação: d/mY H:i por laureano
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0