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const [d/mY H:i]
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    * Números octais - Se um número iniciar por zero o compilador irá considerar este número como **OCTAL**, mudando o valor final. Exemplo: Se no programa for colocar ''​010'',​ o compilador entenderá que foi colocado o valor 8 no programa, pois ''​010''​ é a representação octal do número 8.     * Números octais - Se um número iniciar por zero o compilador irá considerar este número como **OCTAL**, mudando o valor final. Exemplo: Se no programa for colocar ''​010'',​ o compilador entenderá que foi colocado o valor 8 no programa, pois ''​010''​ é a representação octal do número 8. 
 Outro exemplo: Se colocado ''​0019''​ será gerado um erro de compilação,​ pois o compilador não aceita os dígitos 8 e 9 em um número octal. Outro exemplo: Se colocado ''​0019''​ será gerado um erro de compilação,​ pois o compilador não aceita os dígitos 8 e 9 em um número octal.
-   * Números hexadecimais - Uma outra maneira de indicar um número para o compilador é o formato em **HEXADECIMAL**. Este formato é muito útil quando se trabalha com bits e operações para ligar ou desligar determinados bits de uma variável. Uma constante será considerada em hexadecimal se a mesma começar por 0x. Neste caso são aceitos os dígitos 0 a 9 e as letras ‘a’ a ‘f’, maiúsculas ou minúsculas.+   * Números hexadecimais - Uma outra maneira de indicar um número para o compilador é o formato em **HEXADECIMAL**. Este formato é muito útil quando se trabalha com bits e operações para ligar ou desligar determinados bits de uma variável. Uma constante será considerada em hexadecimal se a mesma começar por ''​0x''​. Neste caso são aceitos os dígitos 0 a 9 e as letras ​''​‘a’'' ​''​‘f’''​, maiúsculas ou minúsculas
 + 
 +===== Outras Constantes ===== 
 +Além das constantes numéricas pode-se colocar constantes do tipo caractere. O compilador identifica estas constantes através dos apóstrofos. O compilador permite que se coloque um único caractere entre apóstrofo. 
 + 
 +Existe uma maneira alternativa de se indicar o caractere quando o mesmo é um caractere de controle. Para isto basta colocar entre apóstrofo a barra invertida e o código ASCII do caractere desejado. Por exemplo, para se colocar um **<​Ctrl>​A** em uma variável pode-se colocar ''​‘\1’'',​ para se colocar um **<​ENTER>​** utiliza-se a constante ''​‘\13’''​. 
 + 
 +Como alguns caracteres de controle são muito usados existe uma maneira especial de se indicar estes caracteres. Abaixo estão alguns formatos interpretados pelo compilador:​ 
 + 
 +^ Código ^ Significado ^ 
 +|  \b  | Retrocesso (back) | 
 +|  \f  | Alimentação de formulário (form feed) | 
 +|  \n  | Nova linha (new line) | 
 +|  \t  | Tabulação horizontal (tab) | 
 +|  \" ​ | Aspas | 
 +|  \' ​ | Apóstrofo | 
 +|  \0  | Nulo (0 em decimal) | 
 +|  %%\\%% ​ | Barra invertida | 
 +|  \v  | Tabulação vertical | 
 +|  \a  | Sinal sonoro (beep) | 
 +|  \N  | Constante octal (N é o valor da constante) | 
 +|  \xN  | Constante hexadecimal (N é o valor da constante) | 
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 +De uma maneira geral toda vez que o compilador encontrar a barra invertida ele não processará o próximo caractere, a não ser que seja um dos indicados acima. 
 + 
 +O compilador também permite a criação de //strings// de caracteres. Para se colocar constantes deste tipo deve-se colocar a string entre aspas. Podem-se colocar caracteres especiais utilizando o formato visto acima dentro da string que o compilador irá gerar o código adequado.
  
  --- //​[[marcos@laureano.eti.br|Marcos Laureano]] 2008/04/25 09:57//  --- //​[[marcos@laureano.eti.br|Marcos Laureano]] 2008/04/25 09:57//
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