const
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
— | const [2023/09/12 16:14] (atual) – criada - edição externa 127.0.0.1 | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | ====== Definição de Constantes ====== | ||
+ | Muitas vezes é desejável que além de uma variável possuir um valor pré-definido, | ||
+ | |||
+ | Para que isto aconteça deve-se colocar a palavra **'' | ||
+ | |||
+ | Este instrumento é muito utilizado para documentar a passagem de parâmetros de uma função, indicando que um determinado parâmetro **não** será alterado pela função. | ||
+ | |||
+ | Exemplos: | ||
+ | <code c> | ||
+ | const float fValorSalário = 5000; /* Se for constante nunca receberei aumento ???*/ | ||
+ | const char cSexo = ‘M’; /* Com certeza !!! */ | ||
+ | </ | ||
+ | |||
+ | ===== Constantes Numéricas ===== | ||
+ | Sempre é preciso colocar constantes em um programa. A linguagem C permite a colocação de constantes, exigindo, porém uma sintaxe diferenciada para que o compilador identifique o tipo da constante e realize o processamento adequado dela. | ||
+ | |||
+ | Na linguagem C têm-se os seguintes formatos para as constantes numéricas: | ||
+ | * Números inteiros - De uma maneira geral basta colocar o número no programa para que o compilador entenda o formato e trabalhe de maneira adequada. Para números de tipo [[tipos_dados|long]] deve-se colocar a letra **L** (exemplo: 20L) | ||
+ | * Números reais - A exceção vale quando se quer colocar uma constante [[tipos_dados|float]] que neste caso precisa-se indicar o formato através da letra **F** no final ou utilizar o formato de ponto flutuante (exemplos: 1.0 ou 1F) para que compilador entenda. Pode-se também utilizar o formato científico para isto (exemplo: 0.1E+1). | ||
+ | * Números octais - Se um número iniciar por zero o compilador irá considerar este número como **OCTAL**, mudando o valor final. Exemplo: Se no programa for colocar '' | ||
+ | Outro exemplo: Se colocado '' | ||
+ | * Números hexadecimais - Uma outra maneira de indicar um número para o compilador é o formato em **HEXADECIMAL**. Este formato é muito útil quando se trabalha com bits e operações para ligar ou desligar determinados bits de uma variável. Uma constante será considerada em hexadecimal se a mesma começar por '' | ||
+ | |||
+ | ===== Outras Constantes ===== | ||
+ | Além das constantes numéricas pode-se colocar constantes do tipo caractere. O compilador identifica estas constantes através dos apóstrofos. O compilador permite que se coloque um único caractere entre apóstrofo. | ||
+ | |||
+ | Existe uma maneira alternativa de se indicar o caractere quando o mesmo é um caractere de controle. Para isto basta colocar entre apóstrofo a barra invertida e o código ASCII do caractere desejado. Por exemplo, para se colocar um **< | ||
+ | |||
+ | Como alguns caracteres de controle são muito usados existe uma maneira especial de se indicar estes caracteres. Abaixo estão alguns formatos interpretados pelo compilador: | ||
+ | |||
+ | ^ Código ^ Significado ^ | ||
+ | | \b | Retrocesso (back) | | ||
+ | | \f | Alimentação de formulário (form feed) | | ||
+ | | \n | Nova linha (new line) | | ||
+ | | \t | Tabulação horizontal (tab) | | ||
+ | | \" | ||
+ | | \' | ||
+ | | \0 | Nulo (0 em decimal) | | ||
+ | | %%\\%% | ||
+ | | \v | Tabulação vertical | | ||
+ | | \a | Sinal sonoro (beep) | | ||
+ | | \N | Constante octal (N é o valor da constante) | | ||
+ | | \xN | Constante hexadecimal (N é o valor da constante) | | ||
+ | |||
+ | De uma maneira geral toda vez que o compilador encontrar a barra invertida ele não processará o próximo caractere, a não ser que seja um dos indicados acima. | ||
+ | |||
+ | O compilador também permite a criação de //strings// de caracteres. Para se colocar constantes deste tipo deve-se colocar a string entre aspas. Podem-se colocar caracteres especiais utilizando o formato visto acima dentro da string que o compilador irá gerar o código adequado. | ||
+ | |||
+ | --- // |