Exercícios Resolvidos

Esta página irá conter exercícios de entrada e saída, estruturas condicionais, estruturas de repetição, funções e vetores e matrizes. As respostas serão colocadas em forma de algoritmo (nomenclatura do VisualAlg) e sempre com o código C correspondente.

Programas que utilizam as bibliotecas matemáticas devem ser compiladas com a opção -lm.

Exemplo: gcc lista_002.c -olista_002 -lm

Este comando compila o programa lista_002.c e cria o executável lista_002.

Entrada e Saída

Dado um número inteiro de segundos, mostrar a quantas horas, minutos e segundos ele corresponde.

/* lista_es001.c */
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   int iQtdSegundos, iHoras, iMinutos, iSegundos;
 
   printf("\nEntre com o valor em segundos:");
   scanf("%d", &iQtdSegundos);
 
   /* divisao de inteiros */
   iHoras = iQtdSegundos / 3600;
   iMinutos = (iQtdSegundos - (iHoras*3600)) / 60;
   iSegundos = (iQtdSegundos - (iHoras/3600)) % 60;
 
   printf("\nHora convertida %02d:%02d:%02d", iHoras, iMinutos, iSegundos);
   return 0;
}

O governo acaba de liberar 10 milhões de dólares para a construção de casas populares, a qual contratou a Construtora Pica-Pau S/A. Cada casa custa o equivalente a 150 salários mínimos. Faça um algoritmo que leia o valor do salário mínimo, o valor do dólar e calcule a quantidade de casas possíveis de se construir.

/* lista_es002.c */
#include <stdio.h>
#include <math.h>
 
int main(void)
{
   float fTotal, fDolar, fSalario, fCustoCasa, fCasas, fSobras;
 
   printf("\nEntre com o valor do dolar:");
   scanf("%f", &fDolar);
 
   printf("\nEntre com o valor do salario:");
   scanf("%f", &fSalario);
 
   fTotal = 10000000 * fDolar; /* Total em reais */
 
   fCustoCasa = (fSalario*150);
 
   fCasas = truncf(fTotal/fCustoCasa);
   fSobras = fTotal - (fCasas*fCustoCasa);
 
   printf("\nForam construidos %.0f casas e sobrou %.2f reais.", fCasas, fSobras);
   printf("\nCada casa custou %.2f reais.", fCustoCasa);
   return 0;
}

Estruturas Condicionais

Receber 3 valores numéricos: X, Y e Z, e verificar se esses valores podem corresponder aos lados de um triângulo. Em caso afirmativo, informar ao usuário se o triângulo é equilátero, isóscelos ou escaleno.

/* lista_condicional001.c */
#include <stdio.h>
#include <math.h>
 
int main(void)
{
   float fX, fY, fZ;
   printf("\nEntre com os valores dos 3 lados:");
   scanf("%f%f%f", &fX, &fY, &fZ);
 
   /* condição de existência de um triângulo */
   if( (fabsf(fY-fZ) < fX) && (fX < (fY+fZ)) )
   {
      if( (fX == fY) && (fX == fZ) )
      {
         printf("\nTriangulo equilatero!");
      }
      else
      {
         if( (fX != fY) && (fX != fZ) )
         {
            printf("\nTriangulo escaleno!");
         }
         else
         {
            printf("\nTriangulo isosceles!");
         }
      }
   }
   else
   {
      printf("\nAs medidas nao formam um triangulo!");
   }
   return 0;
}

Faça um programa que lê a operação (+,-,/,*) e dois números e exibe o resultado.

/* lista_condicional002.c */
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   float fValor_a, fValor_b, fResultado;
   char cOperacao;
 
   printf("\nEntre com a operacao:");
   scanf("%c", &cOperacao);
   printf("\nEntre com o primeiro valor:");
   scanf("%f", &fValor_a);
   printf("\nEntre com o segundo valor:");
   scanf("%f", &fValor_b);
 
   switch(cOperacao)
   {
      case '+': fResultado = fValor_a + fValor_b;
                break;
      case '-': fResultado = fValor_a - fValor_b;
                break;
      case '/': fResultado = fValor_a / fValor_b;
                break;
      case '*': fResultado = fValor_a * fValor_b;
                break;
   }
 
   printf("\n %f %c %f = %f", fValor_a, cOperacao, fValor_b, fResultado);
   return 0;
}

Estruturas de Repetição

Um método para cálculo de raizes quadradas de um número N já era conhecido pelos babilônios em… bom, há muito tempo atrás. Este método também é conhecido como método de Heron, um matemático grego que o descreveu 20 séculos depois, perto do ano 50 DC. Começando de um valor inicial k (geralmente valendo um) os babilônios geravam um novo valor de k de acordo com a regra k=(k+N/k)/2. À medida que o processo é repetido, os novos valores de k se aproximam cada vez mais da raiz de N. Escreva um programa que recebe o valor de N e imprime os primeiros doze valores obtidos com esta fórmula, testando-os para ver se eles realmente se aproximam.

algoritmo "heron"
var

   K, N: real
   I: inteiro

inicio
   escreva("Entre com N:")
   leia(N)
   K <- 1
   para I de 1 ate 12 faca
      K <- (K + (N/K) )/2
      escreval("I = ", I, " e K = ", K)
   fimpara
fimalgoritmo
/* lista_repeticao001.c */
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   float fK, fN;
   int iI;
 
   printf("Entre com o valor de N:");
   scanf("%f", &fN);
 
   fK = 1;
   for( iI = 1; iI <= 12; iI++)
   {
      fK = (fK + (fN/fK))/2;
      printf("\nI = %d e K = %f", iI, fK);
   }
 
   return 0;
}

Calcular o valor aproximado de p. Dada a fórmula p = 4 * (1 - 1/3 + 1/5 - 1/7 + 1/9 ……), repetir até que o erro seja menor que 0.000001 (p = 3,141592654)

/* lista_repeticao002.c */
#include <stdio.h>
#include <math.h>
 
int main(void)
{
   double dP, dS, dErro;
   char cSinal;
   int iContador;
 
   dP = 0;
   dS = 0;
   iContador = 1;
   cSinal = '+';
   dErro = 1;
 
   while( dErro > 0.000001 )
   {
      if( cSinal == '+' )
      {
         dS = dS + (double)(1.0/iContador);
         cSinal = '-';
      }
      else
      {
         dS = dS - (double)(1.0/iContador);
         cSinal = '+';
      }
 
      dP = 4.0 * dS;
      dErro = fabs(3.141592654-dP);
      iContador+=2;
   }
   printf("\nP = %f", dP);
   printf("\tErro = %f", dErro);
   printf("\tContador = %d", iContador);
   printf("\tS = %f", dS);
   printf("\tSinal = %c", cSinal);
   return 0;
}

Desenvolva um programa que apresente os 100 primeiros números primos.

/* lista_repeticao003.c */
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   int iQtdPrimos, iPrimo, i, iNatural;
 
   iQtdPrimos = 0;
   iNatural = 1;
   while(iQtdPrimos <= 100)
   {
       iPrimo = 1;
       for( i = 2; i < iNatural; i++)
       {
          if( iNatural % i == 0 ) /* divisao exata */
          {
            iPrimo = 0;
          }
       }
 
       if( iPrimo )
       {
          printf("\n%d eh primo!", iNatural);
          iQtdPrimos++;
       }
 
       iNatural++;
   }
   return 0;
}

Faça um programa que leia um número e apresente todos os divisores (resto da divisão igual a 0) desse número.

/* lista_repeticao004.c */
#include <stdio.h>
 
int main(void)
{
   int iValor, iDivisor;
 
   printf("\nEntre com um numero:");
   scanf("%d", &iValor);
 
   for( iDivisor = 1; iDivisor <= iValor/2; iDivisor++)
   {
      if( iValor % iDivisor == 0)
      {
         printf("\n%d e divisor de %d", iDivisor, iValor);
      }
   }
   return 0;
}

Funções

Crie uma função que retorne o próximo termo da sequência de Fibonacci.

/* lista_funcao_001.c */
 
#include <stdio.h>
 
int fibonacci(void)
{
   static int iP1 = -1; // contém o 1o. termo
   static int iP2 = 1;  // contém o 2o. termo
   int iP3;
 
   iP3 = iP1 + iP2;  // calcula o próximo termo
   iP1=iP2;  // armazena os termos anteriores
   iP2=iP3;  // para a próxima chamada
 
   return(iP3);
}
 
 
int main(void)
{
   int i;
   for(i=0;i<20;i++)
   {
      printf("\n%d Termo = %d", i+1, fibonacci());
   }
   return 0;
}

Vetores e Matrizes

Dadas duas matrizes numéricas A e B de dimensão 4×3, fazer um algoritmo que gere uma matriz lógica C, tal que o elemento C[i][j] seja verdadeiro se os elementos nas posições respectivas das matrizes A e B forem iguais, e falso caso contrário. Exibir as matrizes A, B e C.

EXEMPLO:

Vetor A Vetor B Vetor C
2 4 6 2 5 8 verdadeiro falso falso
1 5 9 1 9 7 verdadeiro falso falso
3 7 2 3 7 1 verdadeiro verdadeiro falso
4 6 8 4 5 8 verdadeiro falso verdadeiro
/* lista_mat001.c */
 
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
#define QTD_L 4
#define QTD_C 3
 
int main(void)
{
   int mA[QTD_L][QTD_C], mB[QTD_L][QTD_C], mC[QTD_L][QTD_C];
 
   int iL, iC;
 
   for( iL = 0; iL < QTD_L; iL++ )
   {
      for( iC = 0; iC < QTD_C; iC++)
      {
         printf("Entre com o valor para A[%1d][%1d]:", iL, iC);
         scanf("%d",&mA[iL][iC]);
      }
   }
 
   for( iL = 0; iL < QTD_L; iL++ )
   {
      for( iC = 0; iC < QTD_C; iC++)
      {
         printf("Entre com o valor para B[%1d][%1d]:", iL, iC);
         scanf("%d",&mB[iL][iC]);
      }
   }
 
   for( iL = 0; iL < QTD_L; iL++ )
   {
      for( iC = 0; iC < QTD_C; iC++)
      {
         mC[iL][iC] = (mA[iL][iC] == mB[iL][iC]);
      }
   }
   printf("\nMatriz A\tMatriz B\tMatriz C");
   for( iL = 0; iL < QTD_L; iL++ )
   {
      for( iC = 0; iC < QTD_C; iC++)
      {
          printf("\n[%1d][%1d]=%d", iL, iC, mA[iL][iC]);
          printf("\t[%1d][%1d]=%d", iL, iC, mB[iL][iC]);
          printf("\t[%1d][%1d]=%d", iL, iC, mC[iL][iC]);
      }
   }
 
   return 0;
}

Criar um jogo da velha para 2 jogadores. O jogo deve informar quando houver jogadas inválidas, considerar 3×3 o tamanho do tabuleiro.

/* lista_mat002.c */
#include <stdio.h>
#define _X_ 'X'
#define _O_ 'O'
 
#define D_VALIDACAO
 
void desenha( char as_velha[3][3] );
 
int main(void)
{
   int i,j;
   int ijogada;
   char as_velha[3][3]; /* matriz que conterá o jogo da velha */
   char ss_nome_jogador_01[40];
   char ss_nome_jogador_02[40];
 
   printf("\nEntre com o nome do jogador 01->");
   scanf("%s", &ss_nome_jogador_01);
   printf("\nEntre com o nome do jogador 02->");
   scanf("%s", &ss_nome_jogador_02);
 
   printf("\n%s, voce vai jogar com o simbolo X", ss_nome_jogador_01);
   printf("\n%s, voce vai jogar com o simbolo O", ss_nome_jogador_02);
 
   for( i=0;i<3;i++)
   {
      for( j=0;j<3;j++)
      {
         as_velha[i][j]=' ';
      }
   }
 
   desenha(as_velha);
 
   ijogada = _X_;
   while(1)
   {
 
#ifdef D_VALIDACAO
      do
      {
#endif
         if( ijogada == _X_ )
         {
            printf("\nE a vez do %s", ss_nome_jogador_01);
         }
         else
         {
            printf("\nE a vez do %s", ss_nome_jogador_02);
         }
 
         printf("\nInforme as coordenadas");
         printf("\nCoordenada i ->");
         scanf("%d", &i);
         printf("\nCoordenada j ->");
         scanf("%d", &j);
 
#ifdef D_VALIDACAO
         if( as_velha[i][j] != ' ' )
         {
            printf("\nVoce e um estupido !!! Estas coordenadas ja estao ocupadas..." );
         }
      }
      while( as_velha[i][j] != ' ' );
#endif
 
      as_velha[i][j]=ijogada;
      desenha(as_velha);
 
      /* inverte jogadores */
      if( ijogada == _X_ )
      {
         ijogada = _O_;
      }
      else
      {
         ijogada = _X_;
      }
   }
   return 0;
}
 
 
void desenha( char as_velha[3][3] )
{
   printf("\n %c |", as_velha[0][0] );
   printf(" %c |",   as_velha[0][1] );
   printf(" %c  ",   as_velha[0][2] );
   printf("\n---|---|---");
   printf("\n %c |", as_velha[1][0] );
   printf(" %c |",   as_velha[1][1] );
   printf(" %c  ",   as_velha[1][2] );
   printf("\n---|---|---");
   printf("\n %c |", as_velha[2][0] );
   printf(" %c |",   as_velha[2][1] );
   printf(" %c  ",   as_velha[2][2] );
   return;
}

Criar um jogo da velha que aceite n-dimensões.

/* lista_mat003.c */
#include <stdio.h>
 
#define _X_ 'X'
#define _O_ 'O'
 
#define D_VALIDACAO
 
#define D_DIMENSAO 7
 
void desenha( char as_velha[D_DIMENSAO][D_DIMENSAO] );
int verifica( char as_velha[D_DIMENSAO][D_DIMENSAO], char cSimbol );
 
 
int main(void)
{
   int i,j;
   int ijogada;
   char as_velha[D_DIMENSAO][D_DIMENSAO]; /* matriz que conterá o jogo da velha */
   char ss_nome_jogador_01[40];
   char ss_nome_jogador_02[40];
 
   printf("\nEntre com o nome do jogador 01->");
   scanf("%s", &ss_nome_jogador_01);
   printf("\nEntre com o nome do jogador 02->");
   scanf("%s", &ss_nome_jogador_02);
 
   printf("\n%s, voce vai jogar com o simbolo X", ss_nome_jogador_01);
   printf("\n%s, voce vai jogar com o simbolo O", ss_nome_jogador_02);
 
   for( i=0;i<D_DIMENSAO;i++)
   {
      for( j=0;j<D_DIMENSAO;j++)
      {
         as_velha[i][j]=' ';
      }
   }
   desenha(as_velha);
 
   ijogada = _X_;
   while(1)
   {
 
#ifdef D_VALIDACAO
      do
      {
#endif
         if( ijogada == _X_ )
         {
            printf("\nE a vez do %s", ss_nome_jogador_01);
         }
         else
         {
            printf("\nE a vez do %s", ss_nome_jogador_02);
         }
         printf("\nInforme as coordenadas");
         printf("\nCoordenada i ->");
         scanf("%d", &i);
         printf("\nCoordenada j ->");
         scanf("%d", &j);
 
#ifdef D_VALIDACAO
         if( as_velha[i][j] != ' ' )
            printf("\nVoce e um estupido !!! Estas coordenadas ja estao ocupadas..." );
      }
      while( as_velha[i][j] != ' ' );
#endif
 
      as_velha[i][j]=ijogada;
      desenha(as_velha);
 
      if( verifica(as_velha, ijogada ))
      {
         printf("\nParabens");
         break;
      }
 
      if( ijogada == _X_ )
      {
         ijogada = _O_;
      }
      else
      {
         ijogada = _X_;
      }
   }
}
 
 
void desenha( char as_velha[D_DIMENSAO][D_DIMENSAO] )
{
   int i,j;
 
   for( i=0; i<D_DIMENSAO; i++)
   {
      printf("\n");
      for( j=0; j<D_DIMENSAO; j++)
      {
         printf( " %c ", as_velha[i][j] );
         if( j < D_DIMENSAO-1 ) //não deve imprimir | na última coluna
         {
            printf( "|" );
         }
      }
      printf("\n");
 
      if( i < D_DIMENSAO - 1) //não deve imprimir ---|--- na última linha
      {
         for(j=0;j<D_DIMENSAO;j++)
         {
            printf("---");
            if( j < D_DIMENSAO-1 ) //não deve imprimir | na última coluna
            {
               printf( "|" );
            }
         }
      }
   }
   return;
}
 
int verifica( char as_velha[D_DIMENSAO][D_DIMENSAO], char cSimbol )
{
   int i, j;
   int iVenceu = 1; // 1 é verdadeiro
   // verifica todas as linhas horizontalmente
   for( i=0; i<D_DIMENSAO; i++)
   {
      iVenceu=1;
      for( j=0; j<D_DIMENSAO; j++)
      {
         if( as_velha[i][j] != cSimbol )
         {
            iVenceu = 0;
         }
      }
      if(iVenceu)
      {
         break;
      }
   }
 
   if( ! iVenceu )
   {
      iVenceu = 1;
      // verifica todas as linhas verticalmente
 
      for( j=0; j<D_DIMENSAO; j++)
      {
         iVenceu=1;
         for( i=0; i<D_DIMENSAO; i++)
         {
            if( as_velha[i][j] != cSimbol )
            {
               iVenceu = 0;
            }
         }
         if(iVenceu)
         {
            break;
         }
      }
   }
 
   return (iVenceu);
}

Ponteiros

Desenvolva uma função que faça a troca dos valores de duas variáveis passadas como parâmetros.

/* lista_ponteiros0001.c */
 
#include <stdio.h>
 
void troca(int * piValor_a, int * piValor_b)
{
   int iAux;
   iAux = *piValor_a;
   *piValor_a = *piValor_b;
   *piValor_b = iAux;
   return;
}
 
int main(void)
{
 
   int iValor_a, iValor_b;
   iValor_a = 10;
   iValor_b = 20;
 
   troca(&iValor_a, &iValor_b);
 
   printf("\nValor a = %d", iValor_a);
   printf("\nValor b = %d", iValor_b);
   return 0;
}

Exercícios com strings

Faça um programa para verificar se uma palavra ou frase são palíndromas.

/* lista_string001.c */
#include <stdio.h>
#include <string.h>
 
int palindrome( char * sFrase )
{
   int iInicio, iFim;
   iInicio = 0;
   iFim = strlen(sFrase)-1;
   while( iInicio < iFim )
   {
      if( sFrase[iFim] != sFrase[iInicio] )
      {
         return 0;
      }
      iFim--;  
      iInicio++;
   }
   return 1;
}
 
int main(void)
{
   char sFrase[50];
 
   strcpy(sFrase, "mussum");
   printf("\n%s = %d", sFrase, palindrome(sFrase));
   strcpy(sFrase, "socorrammesubinoonibusemmarrocos");
   printf("\n%s = %d", sFrase, palindrome(sFrase));
   return 0;
}

Faça um programa para verificar se uma palavra ou frase são palíndromas, ignorando espaços e variação de caixa.

/* lista_string002.c */
#include <stdio.h>
#include <string.h>
 
int palindrome( char * sFrase )
{
   int iInicio, iFim;
   iInicio = 0;
   iFim = strlen(sFrase)-1;
   while( iInicio < iFim )
   {
      while( sFrase[iFim] == ' ' ) iFim--;
      while( sFrase[iInicio] == ' ' ) iInicio++;
      if( tolower(sFrase[iFim]) != tolower(sFrase[iInicio]) )
      {
         return 0;
      }
      iFim--;  
      iInicio++;
   }
   return 1;
}
 
int main(void)
{
   char sFrase[50];
 
   strcpy(sFrase, "mussum");
   printf("\n%s = %d", sFrase, palindrome(sFrase));
   strcpy(sFrase, "Socorram me subi no onibus em marrocos");
   printf("\n%s = %d", sFrase, palindrome(sFrase));
   strcpy(sFrase, "Isto nao eh um palindrome");
   printf("\n%s = %d", sFrase, palindrome(sFrase));
   return 0;
}

Exercícios com Sockets de rede

  • Criar 2 programas (um cliente e outro servidor).
  • Basicamente ocorrerá trocas de mensagens no formato COMANDO:MENSAGEM
  • O servidor precisa aceitar a conexão de apenas 1 cliente por vez.
  • O cliente recebe os comandos e/ou mensagens sempre via linha de comando.
  • O Cliente pode enviar mensagens para o servidor; retirar 1 mensagem do servidor; retirar várias mensagens do servidor.
  • Para colocar 1 mensagem no servidor, o cliente deve enviar o comando: ENVIA:xxxxxxx onde xxxxxxx é a mensagem colocada no servidor;
  • Para retirar 1 mensagem do servidor, o cliente deve enviar o comando: RETIRA. O servidor pega a primeira mensagem da fila e envia ao cliente.
  • Para retirar várias mensagens do servidor, o cliente deve enviar o comando VARIAS:n onde n é o número das últimas mensagens postadas no servidor. Se n for 0 (zero), o servidor deverá enviar todas as mensagens guardadas para o cliente. Se o cliente pediu um valor superior de mensagens que o servidor não tenha, o servidor deve enviar a mensagem ERRO:número de mensagens solicitadas ultrapassa o número de mensagens armazenadas.

Lado do servidor

/* lista_redess001.c */
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <errno.h>
#include <sys/types.h>
#include <sys/socket.h>
#include <netinet/in.h>
#include <arpa/inet.h>
 
#define MAX_LEN 50
 
 
/* estrutura para a fila */
struct queue
{
  char itens[MAX_LEN][MAX_LEN];
  int front,rear;
};
 
/* funcoes retiradas do livro ESTRUTURA DE DADOS COM ALGORITMOS E C */
char * dequeue(struct queue * pq);
char * front(struct queue * pq);
int size(struct queue * pq);
void enqueue(struct queue * pq, char * szMensagem );
int empty(struct queue * pq);
 
 
void envia( int iSock, char * szMensagem );
 
int main(void)
{
 
 
   int iSock;
   struct sockaddr_in my_addr;
 
   struct queue q;
   q.front = 0; q.rear = 0;
 
   iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0);
   if( iSock == -1)
   {
      perror("socket:");
      exit(1);
   }
 
   my_addr.sin_family = AF_INET;
   my_addr.sin_port = htons(5724);
   my_addr.sin_addr.s_addr = INADDR_ANY;
   bzero(&(my_addr.sin_zero), 8);
 
   if( bind(iSock, (struct sockaddr *)&my_addr, sizeof(struct sockaddr)) == -1)
   {
      perror("bind:");
      exit(1);
   }
 
   if( listen( iSock, 10 ) < 0)
   {
      perror("listen:");
      exit(1);
   }
 
   while(1)
   {
      int iFd;
      ssize_t iBytes;
      struct sockaddr_in client_addr;
      socklen_t sin_size;
      char szMensagem[MAX_LEN];
 
      fflush(stdout);
 
      sin_size = sizeof(struct sockaddr_in);
 
      if( (iFd = accept(iSock, (struct sockaddr *) &client_addr, &sin_size)) < 0)
      {
         perror("accept:");
         exit(1);
      }
 
      memset(szMensagem, 0, MAX_LEN);
 
      if ((iBytes=recv(iFd, szMensagem, MAX_LEN, 0)) < 0 ) /* recebe dados do cliente */
      {
         perror("recv");
         exit(1);
      }
      szMensagem[iBytes] = '\0'; /* Acrescenta o \0 para garantir termino nulo para a string */
      printf("\nRecebido: [%s]",szMensagem);
 
      /* colocar na fila */
      if( strncmp( szMensagem, "ENVIA",5 ) == 0)
      {
         enqueue(&q,(char *)(szMensagem)+6);
      }
 
      /* retira da fila */
      if( strncmp( szMensagem, "RETIRA", 6) == 0)
      {
         strcpy( szMensagem,  dequeue(&q));
         envia( iFd, szMensagem );
      }
 
      if( strncmp( szMensagem, "VARIAS", 6) == 0)
      {
         char szNumero[MAX_LEN];
 
         strcpy( szNumero, (char *)(szMensagem)+7);
         if( size(&q) < atoi(szNumero))
         {
            envia(iFd,"ERRO:Numero de mensagens pedidas ultrapassa a quantidade armazenada");
         }
         else
         {
            int i;
            for( i=0; i<atoi(szNumero); i++)
            {
               strcpy( szMensagem,  dequeue(&q));
               envia( iFd, szMensagem );
            }
            envia(iFd, "FIM");
         }
      }
   }
   return 0;
}
 
void envia( int iSock, char * szMensagem )
{
   int iBytes;
   printf("\nEnviando [%s]", szMensagem);
 
   if ((iBytes=send(iSock, szMensagem, MAX_LEN, 0)) < 0 )
   {
      perror("send");
      exit(1);
   }
   return;
}
 
 
int empty(struct queue * pq)
{
   /* se o inicio fila for igual ao final da fila, a fila esta vazia */
   if( pq->front == pq->rear )
   {
      return 1;
   }
   return 0;
}
 
void enqueue(struct queue * pq, char * szMensagem ) 
{
   /* se front estiver no inicio e foi alcancado o fim da fila */
   if( pq->rear + 1 >= MAX_LEN && pq->front == 0 )
   {
     printf("\nEstouro da capacidade da fila");
     exit(1);
   }
 
   /* fila cheia, mas tem espaco no inicio */
   if( pq->rear + 1 >= MAX_LEN )
   {
      /* desloco de front para o inicio */
      int i, element;
      element = pq->front;
      for( i=0; i < pq->rear; i++)
      {
         strcpy(pq->itens[i], pq->itens[element]);
         element++;
      }
      pq->rear = pq->rear - pq->front; /* ultimo elemento agora */
      pq->front = 0;
   }
   strcpy(pq->itens[ pq->rear++ ], szMensagem);
   return;
}
 
int size(struct queue * pq)
{
   return ( pq->rear - pq->front );
}
 
char * front(struct queue * pq)
{
   /* o primeiro elemento sempre esta no inicio do vetor */
   return pq->itens[ pq->front ];
}
 
char * dequeue(struct queue * pq)
{
   if( empty(pq) )
   {
      printf("\nFila vazia");
      exit(1);
   }
   return (pq->itens[ (pq->front)++ ]);
}

Lado do cliente

/* lista_redesc001.c */
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <strings.h>
#include <errno.h>
#include <sys/types.h>
#include <sys/socket.h>
#include <netinet/in.h>
#include <arpa/inet.h>
#include <unistd.h>
#include <string.h>
 
#define MAX_LEN 50
 
void envia( int iSock, char * szMensagem );
void recebe( int iSock, char * szMensagem );
 
 
int main(int argc, char ** argv )
{
   int iSock;
 
   struct sockaddr_in dest_addr;
   char szMensagem[MAX_LEN];
 
   iSock = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0);
 
   if( iSock == -1)
   {
      perror("socket:");
      exit(1);
   }
 
   dest_addr.sin_family = AF_INET;
   dest_addr.sin_port = htons(5724);
   dest_addr.sin_addr.s_addr = inet_addr("127.0.0.1");
   bzero(&(dest_addr.sin_zero), 8);
 
   if( connect(iSock, (struct sockaddr *)&dest_addr, sizeof(struct sockaddr)) < 0)
   {
      perror("connect:");
      exit(1);
   }
 
   memset(szMensagem, 0, MAX_LEN);
   if( strcmp(argv[1],"ENVIA") == 0)
   {
      sprintf( szMensagem, "ENVIA:%s", argv[2] );
      envia(iSock,szMensagem);
   }
 
   if( strcmp(argv[1],"RETIRA") == 0) 
   {
      sprintf( szMensagem, "RETIRA" );
      envia(iSock,szMensagem);
      recebe(iSock,szMensagem);
   }
 
   if( strcmp(argv[1], "VARIAS") == 0)
   {
      sprintf( szMensagem, "VARIAS:%s", argv[2] );
      envia(iSock,szMensagem);
      do
      {
         recebe(iSock,szMensagem);
         if( strncmp(szMensagem, "ERRO:", 5) == 0)
         {
            break;
         }
      }while( strncmp(szMensagem, "FIM", 3) != 0);
   }
 
   close(iSock);
}
 
void envia( int iSock, char * szMensagem )
{
   int iBytes;
   printf("\nEnviando [%s]\n", szMensagem);
 
   if ((iBytes=send(iSock, szMensagem, MAX_LEN, 0)) < 0 )
   {
      perror("send");
      exit(1);
   }
   return;
}
 
void recebe( int iSock, char * szMensagem )
{
   int iBytes;
   memset(szMensagem, 0, MAX_LEN);
   if ((iBytes=recv(iSock, szMensagem, MAX_LEN, 0)) < 0 )
   {
      perror("recv");
      exit(1);
   }
 
   szMensagem[iBytes] = '\0';
 
   printf("\nRecebido [%s]\n", szMensagem);
   return;
}
exercicios_resolvidos.txt · Última modificação: 2009/05/10 19:09 por laureano
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0